Teoria da Totalidade do Hunyuan

Em chinês, “hun” significa misturar, transmutar e “yuan” significa unidade, unicidade. Hunyuan Entirety Theory é um sistema teórico racional com várias implicações de grande alcance, é o fundamento da Zhineng Qigong estabelecido pelo Grão Mestre Pang Ming em um de seus textos seminais.

Os antigos filósofos gregos acreditavam que toda substância é formada por partículas diminutas e indivisíveis, o que mais tarde ficaram conhecidas como átomos. Em contraste, os sábios chineses resumiram os blocos de construção da natureza como uma substância raiz: invisível, contínua e indivisível. Lao Zi chamou isso de “Dao”, enquanto outros chamaram de “Yin/Yang”. Chamamos isso de “Qi” ou energia primordial.

Outra ideia-chave nesta teoria é que toda a matéria possui três características: massa, energia, informação, e existem em três classificações: substância, campo e energia primordial (Hunyuan Qi). Sabemos que substância possui massa (energia e informação estão ocultas dentro desta massa) enquanto que campos (por exemplo, rádio, campos elétricos, magnéticos) possuem energia (com massa e informações ocultas dentro do campo). Segundo a Teoria do Hunyuan, Hunyuan Qi é a terceira classificação e existe como informação (com energia e massa escondido dentro). Essencialmente, o Qi permite a natureza se tornar flexível o suficiente para permitir uma inexplicável transformação aparentemente de não-matéria em matéria, tempo em espaço, e massa em energia.

Sem se aprofundar muito, basta dizer que a consciência humana (shen – 神) é a atividade de Hunyuan Qi do cérebro humano. A prática do Qigong Zhineng em um nível avançado, envolve aproveitar essa consciência. Como você pode ver, palavras do vocabulário de ocidental como “consciência”, “mente” ou “espírito” são inadequados para encapsular o significado de shen ou outros termos e frases postos pelo Grão Mestre Pang Ming. É preciso ler as suas obras para entender as nuances de cada conceito que temos sumariamente explicado com uma simples e acessível linguagem neste blog. Para a maioria dos ocidentais, não existe nem o contexto, nem a experiência prática para entender esses termos sem um estudo mais aprofundado.

Se a Teoria da Totalidade do Hunyuan soa como ficção científica para você, vale a pena mencionar que os cientistas ocidentais começaram a explorar a possibilidade de que as partículas fundamentais da matéria, estabelecida há muito tempo como sendo elétrons, neutrinos, e quarks – possam ser quebradas em blocos de construção ainda menores os quais os cientistas ainda não têm tecnologia suficiente para examinar (ver, por exemplo, a Teoria das Cordas).

Para aqueles que estão interessados neste estudo fascinante, a Teoria da Totalidade do Hunyuan consiste em:

  • Teoria Hunyuan
    • Conceito de mudança
    • Conceito de tempo
    • Conceito de espaço
  • Teoria da Totalidade
    • Teoria da Totalidade do Universo, do Homem, da Natureza, e do Corpo humano
  • Teoria da Consciência
  • Teoria da Moralidade
  • Hunyuan Qi Humano

Para obter uma compreensão abrangente daTeoria da Totalidade do Hunyuan, siga lendo nossos posts recomendados!