O significado de Zhineng Qigong

zhineng qigong chinêsZhi (智) é sabedoria. É a capacidade do cérebro em lidar com o mundo exterior. Neng (能) é habilidade. Isso inclui capacidades mental e física. Zhineng Qigong significa literalmente, prática que se desenvolve a sabedoria e a capacidade de uma pessoa ou simplesmente Qigong da Sabedoria de Cura (智能气功).

Todas as formas de qigong compartilham o mesmo objetivo. Diferentes formas enfatizam diferentes aspectos e são baseadas em distintas teorias porém todos com o objectivo de melhorar da saúde física e mental dos praticantes. De um modo geral, todas as formas de qigong poderiam ser chamadas de uma espécie de zhineng qigong também. No entanto, certas formas buscam trabalhar mais no desenvolvimento da capacidade mental.

Portão Celestial

Portão Celestial

Muitas formas tradicionais de qigong, focam na abertura do Portão Celestial ou tianmen para facilitar o progresso na prática. Existem várias maneiras de abrir este portão de qi. Uma delas é por um mestre de qigong, pressionando o dedo em pontos relevantes, um método que também é conhecido como a abertura de topo (kaiding). O Portão Celestial é uma área de forma oval ao longo da linha de baihui até xingmen. A localização real é um pouco diferente de uma pessoa para outra. Depois de pressionar, o ponto começa a pulsar. Essencialmente kaiding refere-se à forma como o mestre de qigong emite qi e informações através da abertura. Isto abre o portão de qi para facilitar o fluxo de qi para que o discípulo desenvolva capacidades de percepção extra-sensorial. Isto é conhecido como o método súbito (Dun Fa). A seita Vinaya e o budismo tibetano praticam este método. A prática tibetana também inclui um mantra, sons que ressoam para fácil abertura dos portões de qi. Nos últimos tempos, muitos mestres já não têm a capacidade de enviar qi para abrir a abertura, de modo que usam a artemísia para queimar a abertura durante a cerimônia de recepção do preceito (regras e regulamentos para monges). As bolhas dolorosas criam uma pulsação que é claramente sentida, particularmente durante a meditação quando se está mais calmo. Depois de alguns dias a crosta da bolha cai e então a abertura do portão de qi se desenvolve naturalmente.

Algumas formas de pratica abrem o terceiro olho sendo que o mestre, envia qi para o terceiro olho do discípulo para abri-lo. Alternativamente, a abertura pode vir através própria prática das pessoas, com os praticantes construindo suficiente qi para abrir a abertura a partir do seus interiores. Isso não requer a ajuda de um mestre e é chamado de método gradual (Jian Fa).

O Zhineng Qigong é diferente e nós não utilizamos qualquer uma destas formas. Os nossos exercícios, desde que feitos corretamente, abrem rapidamente a abertura e facilita o desenvolvimento da sabedoria.

Na primavera de 1981, Pang Laoshi nomeou sua criação de Zhineng Qigong e hoje é conhecida mundialmente. Os registros até agora provam que este é um qigong eficaz que afasta doenças, melhora a longevidade, e a saúde física e mental. Também renova nossas capacidades ocultas (ex.: a leitura através de obstáculos, a capacidade de perceber sem o uso dos cinco sentidos, etc). O nome Zhineng Qigong é portanto, associado a muita informação prospera e positiva.