Pang Ming, o fundador do Zhineng Qigong


Pang Ming

Dr. Pang Ming

Pang Ming (Pang Heming), nasceu em setembro de 1940 no condado de Dingxing, Hebei – China. Ele foi presidente do Huaxia Zhineng Qigong Training Centre, Membro da comissão do China Qigong Science Research Center e presidente do Conselho Consultivo da Beijing Qigong Research Society.

Desde sua juventude, Dr. Pang foi influenciado pela prática da medicina tradicional chinesa, qigong e artes marciais. Ele se formou na Beijing Medical College em 1958 e exerceu a medicina ocidental logo em seguida. De 1958 a 1962, Dr. Pang estudou medicina chinesa no Beijing Chinese Medicine Association tendo praticado medicina chinesa posteriormente. Enquanto estudava medicina chinesa, ele começou suas pesquisas sobre qigong. No início, ele estudou e praticou o budismo e qigong budista. De 1964 em diante, ele intensificou seus treinamento em artes marciais.

A partir de 1970, ele seguiu os ensinamentos de vários Grão-Mestres de qigong, tanto de monges taoísta quanto civis, e pesquisou vários textos taoístas sobre qigong. Seu conhecimento da medicina chinesa e ocidental, forneceram uma base sólida para seu trabalho de pesquisa. Por outro lado, seu conhecimento sobre qigong também melhorou bastante sua prática médica. Em 1979, Dr. Pang fundou a primeira organização de qigong para o público em massa – O Beijing Qigong Research Society.

Dr. Pang começou a pesquisar qigong tradicional desde o início da década de 1970 e criou o Zhineng Qigong em 1982. Depois disso, ele viajou por várias partes da China, palestrando sobre qigong. Seus ensinamentos foram amplamente aceitos e respeitados por profissionais de qigong. Em 1987 ele se tornou o diretor-adjunto do Eastern-Sports Faculty, Nanding Day University onde deu palestras sobre Zhineng Qigong. Dr. Pang criou a Hebei Shijiazhuang Qigong College em 1989. Em novembro de 1991, mudou o centro para Qinhuangdao e trocou seu nome para o Huaxia Zhineng Qigong Training Centre. Entre 1992 e 1995 ele criou o Hebei Huaxia Zhineng Qigong Recovery Centre (que foi provavelmente, o maior hospital livre de medicina na história mundial). Ao longo dos anos, o centro tratou mais de 300.000 pacientes com 180 diferentes doenças, e alcançou uma taxa efectiva global de 95%. O uso do qi foi também provado cientificamente e documentado por ser eficaz no tratamento de pacientes, na melhora do rendimento de vários produtos agrícolas e de aves de granja e na melhora da qualidade da produção industrial, praticamente sem custos adicionais no geral. Mais de 3.000 teses sobre a pesquisa foram publicadas na China.

Em maio de 1997, o Zhineng Qigong foi agraciado com o certificado de aprovação do National Sports Department’s Qigong Exercise Evaluation Committee. O Zhineng foi o primeiro entre outras formas de qigong avaliadas a obter aprovação por esta comissão.

Dr. Pang, que é carinhosamente chamado por seus alunos como Pang Laoshi (Professor Pang) tem escrito vários livros sobre qigong. Ele não só criou o Zhineng Qigong que é fácil de aprender e altamente eficaz, mas também concebeu e documentou a Teoria Holística Hunyuan, aproveitando o uso do campo de qi (energia vital) para ensinar qigong, curar doentes e realizar pesquisas de maneira eficiente.

Atualmente, o Huaxia Zhineng Qigong Recovery Centre está fechado. Dr. Pang mantém-se em sua residência, seguindo com suas pesquisas, práticas e escrita sobre o Zhineng Qigong.

Pang Ming Center